A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou na terça-feira (04) três projetos de lei que renomeiam trechos rodoviários e um túnel em homenagem a personalidades locais que contribuíram para suas comunidades.
O PL 1.675/2022 denomina Perimetral Sérgio Lobato Machado o trecho de 15 quilômetros que liga a BR-277 à Ponte da Integração, conectando Brasil e Paraguai em Foz do Iguaçu (PR). A proposta, da Câmara dos Deputados, teve parecer favorável da relatora, senadora Margareth Buzetti (PSD-MT).
“Gostaríamos de nos subscrever à homenagem que aqui se presta ao saudoso Sérgio Lobato Machado, ilustre cidadão de Foz do Iguaçu, cidade pela qual lutou e trabalhou para trazer mais desenvolvimento e turismo desde que nela chegou nos idos de 1950”, afirma Buzetti.
Sérgio Lobato Machado nasceu em Curitiba em 1940, mudou-se para Foz do Iguaçu na década de 1950 e foi um articulador para a construção de infraestruturas importantes, como a Ponte da Fraternidade e a Ponte da Integração. Machado morreu em 2021, vítima da covid-19.
O túnel da BR-101 no Morro do Formigão, em Tubarão (SC), passará a se chamar Túnel Willy Alfredo Zumblick, conforme o PL 4.632/2019 . O relator do projeto, senador Esperidião Amin (PP-SC), elogiou o legado artístico de Zumblick, um artista plástico nascido em 1913 em Tubarão, que produziu mais de 5 mil telas e participou de mais de 600 exposições ao longo de sua carreira.
“Zumblick retratou aspectos das tradições, cultura e história catarinenses, como a Bandeira do Divino, Contestado, Anita Garibaldi, Boi de Mamão, rendeiras e imigrantes”, diz Esperidião Amin.
Sua obra inclui o Monumento ao Caminhoneiro, uma escultura de 4,3 metros próxima ao túnel.
A CI também aprovou o PL 4.633/2023 . O projeto nomeia o trecho da BR-135, que atravessa São Domingos do Maranhão (MA), como Avenida Prefeito Francisco Alves Andrade. Proposto pelo senador Weverton (PDT-MA) e relatado pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), o texto homenageia o ex-prefeito conhecido como Chico do Horácio, morto em 2009, reconhecido por seus serviços à população do município.
“O costume de batizar com nomes de cidadãos notáveis os logradouros e vias, concede maior identificação, e até personalidade própria a estes locais. Bem mais que a frieza dos números, esta deferência serve para notabilizar não apenas os homenageados, como também o próprio município e seus cidadãos”, explica Weverton.
Os três projetos seguem agora para sanção, caso não haja recurso para votação em Plenário.
Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Guilherme Oliveira
Mín. 17° Máx. 30°