A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande promoveu nesta quarta-feira (12) uma capacitação sobre emergências pediátricas. O treinamento foi direcionado aos profissionais das Unidades de Saúde da Família (Usafas) e ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim.
Mais de 130 profissionais participaram do encontro. Estiveram presentes médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e psicólogos que trabalham na rede de Atenção Primária do Município, incluindo a equipe eMulti, que atua de maneira complementar e integrada às Usafas. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Sesap.
A capacitação foi conduzida pela pediatra e coordenadora da UTI Neonatal do Hospital Municipal Irmã Dulce, Marilene Kiskissian Martins. Segundo ela, esse treinamento para as Usafas é importante pois as unidades são locais de acolhimento da população que procura o serviço médico e podem também receber eventuais situações de emergência.
“As Usafas atendem consultas agendadas, mas também podem receber pacientes críticos, por demanda direta, podendo existir a necessidade de estabilização até a remoção pelo SAMU para as UPAs. Por isso, as equipes devem estar preparadas para atender todos os casos”, explica a pediatra.
Conforme a especialista, as informações prestadas visam a sistematização dos atendimentos desses casos, o uso de protocolos e a classificação dos pacientes críticos, bem como a disponibilidade dos materiais necessários para atendimentos de urgência e emergência e o treinamento das equipes multidisciplinares para formarem um time de resposta rápida. “A ideia com tudo isso é dar agilidade e qualidade ao primeiro atendimento, melhorando o prognóstico desses pacientes tanto na mortalidade quanto na morbidade de enfermidades graves”.
NEPS – Praia Grande desenvolve um trabalho contínuo de capacitação junto aos profissionais de saúde por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, um setor da Sesap criado especialmente para esse fim. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.
Mín. 16° Máx. 28°