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Educação investe em formação continuada para professores na Swift

Equipe de formação continuada tem papel importante para a qualificação da rede de ensino

26/02/2024 às 18h05
Por: Redaçao Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
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Comunicação Social
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O Complexo Swift de Educação e Cultura é muito conhecido na cidade por ser um conjunto de edifícios históricos localizado às margens da Represa Municipal de Rio Preto, inaugurado em 1944, pela Swift do Brasil. 

Foi um marco e berço da revolução industrial de Rio Preto e no início era utilizado para armazenar grãos de algodão, milho e amendoim, para a extração do óleo em fornos de alta temperatura. As edificações seguiram o modelo das indústrias inglesas da época e o ciclo virtuoso da companhia foi até a década de 1960.

Mas hoje, este patrimônio é um importante instrumento de promoção de atividades educacionais sendo o principal espaço de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME).  A formação continuada para professores é um dos pilares para promover a qualidade da educação.

A gerência de capacitação, com equipe composta por 24 educadores formadores, transformou o complexo da Swift em uma “fábrica” de formação continuada de professores, que funciona todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira. Por mês, são ofertados a formação continuada a todos os professores da rede, em 2023 tínhamos 2.351 professores da Educação Básica.

Escola de Formação de Educadores é vinculada a Gerência de Capacitação alinhadas com as diretrizes do Diretoria Pedagógica e Departamento de Ensino, e tem como principal objetivo a implementação de formação continuada em conformidade com a demanda diagnosticada, analisar os resultados de avaliações internas e externas e propor.

Segundo Juliana Audi, gerente de capacitação da SME, os professores formadores - que fazem um importante trabalho de qualificação de toda a rede de ensino - são acompanhados sistematicamente pela gerência, assistentes técnicos, departamento de ensino e diretoria pedagógica.

“Eles passam por avaliações dialogadas que buscam a reflexão e aperfeiçoamento de suas ações e fazeres, bem como ressaltam os pontos fortes e potencialidades de cada um que contribuem para a construção do grupo e o enriquecimento das ações formativas em rede”, explica Juliana Audi.

A coordenadora de políticas públicas da SME, Leandra Justo Herrera, informa que esses profissionais que compõem a gerência de capacitação ingressam por meio de processo seletivo, onde passam por prova objetiva e por avaliação com psicóloga e, na medida que forem surgindo vagas, eles vão sendo chamados.

Os formadores, como os educadores costumam dizer, são o coração do pedagógico. E todas as ações desenvolvidas na formação com os professores, coordenadores pedagógicos e diretores, têm como objetivo principal chegar na escola. Trabalho importante para o alinhamento da rede.

“A equipe responsável por esse papel é muito capacitada, são profissionais que passam por cursos de pós-graduação, mestrado e até doutorado. Além disso existe uma formação permanente com assessorias”, explica Leandra Herrera.

Esse ano serão realizadas mais duas ações, uma ação será a formação em polo com os coordenadores pedagógicos e a formação in loco, que é o acompanhamento na unidade escolar para ver se o conteúdo que está sendo tratado na formação está sendo desenvolvido na escola. 

A ideia é que o formador forme o professor e o professor tenha uma estabilidade, uma segurança para o planejamento que ele vai fazer com os alunos, planejamento esse que precisa estar ajustado com a necessidade do aluno.EQUIPE DE FORMAÇÃO CONTINUADA

>> Assessoria Educação Infantil:Lucila Almeida

Pedagoga com pós-graduação em “Educação de Crianças de 0 a 3 anos” pelo Instituto Singularidades – SP. Iniciou sua carreira como coordenadora pedagógica do CEI- Centro de Educação Infantil, foi professora de alfabetização de Jovens e Adultos e professora de Orientação de Prática Educativa no Programa ADI –Magistério (Fundação Vanzolini e PMSP). Também atuou como professora de Educação Infantil e Orientadora Pedagógica na rede particular por 16 anos.>> Assessoria Ensino Fundamental Língua Portuguesa:Giulianny Russo Marinho

Mestra em "Escritura y Alfabetización", pela Universidad Nacional de La Plata (Argentina); especialista em alfabetização pelo Centro de Estudos da Escola da Vila; pedagoga formada pela USP e fonoaudióloga formada pela PUC-SP. 

Atualmente é assessora na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo no Ciclo de Alfabetização; na Secretaria de Educação de São José dos Campos para a equipe de formadores da Educação Infantil e em Rio Preto, para a equipe dos anos iniciais. Compõe a diretoria da Red Latinoamericana de Alfabetización e integra a equipe pedagógica da Comunidade Educativa CEDAC. >> Assessoria Ensino Fundamental Matemática:Lilian Ceile Marciano

Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP e pedagoga pela Universidade Paulista. Experiência profissional como professora dos Anos Iniciais, orientadora, coordenadora pedagógica e vice-diretora. Na Escola da Vila também coordenou o Núcleo de Ensino de Atua em projetos formativos da Comunidade Educativa CEDAC, assessora o Colégio Gracinha e participa de projeto de produção de material para formação junto à SME de SP vinculado à UNESCO.>> Assessoria Acompanhamento e Formação de Coordenadores Pedagógicos:Débora Rana 

Psicóloga e mestre em Educação e Currículo pela PUC-SP, Débora tem experiência ampla na elaboração, execução, avaliação e monitoramento de programas de formação de professores e coordenadores pedagógicos, com ênfase em alfabetização. Foi assessora do Instituto Chapada de Educação, coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá e coordenadora pedagógica das escolas da Somos Educação. Atualmente é assessora na Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto.EDUCAÇÃO INFANTIL(nove formadores)

>> Dois formadores atuando com professores de berçários (Renata e Monalisa), três formadores atuando com professores de maternal (Denis, Camila e Thuanny), três formadores atuando com professores de etapas (Cecília, Elaine e Janaína) e um formador atuando com coordenadores pedagógico e na articulação das pautas do segmento (Rodrigo). ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS INICIAIS (seis formadores)

>> Dois formadores atuando com professores de 1º anos nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática (Jackeline e Lígia), dois formadores atuando com professores de 2º e 3º anos nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática (Mayra e Renata) e mais dois formadores atuando com professores de 4º e 5º anos nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática (Ana Catarina e Fabrício).ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS(seis formadores) 

>> Um formador atuando com professores de 6º a 9º anos no componente de Língua Portuguesa (Atice), um formador atuando com professores de 6º a 9º anos nos componentes de História e Geografia e no Projeto “Um Giro na História” (Danilo), um formador atuando com professores de 6º a 9º anos no componente de Ciências (Alya), um formador atuando com professores de 6º a 9º anos no componente de Artes (José Antônio), um formador atuando com professores de 6º a 9º anos no componente de Educação Física (Maria Emília) e mais um formador atuando com coordenadores pedagógicos e na articulação das pautas do segmento (Marlisa).NÚCLEO EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE(três formadores) 

>> Um formador atuando com professores, gestores, professores de AEE e formadores na temática da educação especial (Carolina), um formador atuando com professores, gestores e formadores na temática da educação étnico-racial (Luana) e um formador atuando em projetos especiais - Incentivo ao esporte – (Mauro Vinícius, mais conhecido como Duda).AÇÕES E NÚMEROS DA FORMAÇÃO

>> São realizadas sete reuniões mensais nos períodos da manhã e tarde com os professores da Educação Infantil. (Fluxo: Aproximadamente 390 professores/dia);

>> São realizadas sete reuniões mensais nos períodos da manhã e tarde com os professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. (Fluxo: Aproximadamente 270 professores/dia);

>> Duas reuniões mensais no período da noite com os professores do Ensino Fundamental - Anos Finais. (Fluxo: Aproximadamente 26 professores/dia).

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