A Secretaria da Mulher, PcD e Igualdade Racial de Rio Preto, por meio do Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência, realiza o 6º Balcão da Empregabilidade para Pessoa com Deficiência. A ação acontece no dia 15 de março, sexta-feira, das 8h às 12h, no campus local do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Já são onze empresas confirmadas, de variados segmentos, além do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, com oferta de cursos profissionalizantes para PcDs.
Para participar, é preciso levar currículo atualizado e laudo caracterizador da deficiência. Para auxiliar os candidatos a preparar a documentação, no dia 13 de março, quarta-feira, a equipe do departamento promove o pré-balcão, também no campus rio-pretense do IFSP, das 8h às 12h.
“As outras edições do balcão foram um sucesso. Temos muitos usuários com deficiência trabalhando com carteira assinada e empresas que continuam com vagas, por isso a necessidade de uma nova edição. Assim, todos que queiram trabalhar estão convidados a participar do 6º Balcão da Empregabilidade para PcD”, afirma Sueli Aparecida Facundim de Melo, responsável pelo Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência.
A Lei Federal nº 8213/91 determina a obrigatoriedade da inclusão de deficientes nas empresas. A quantidade varia conforme o número de empregados, podendo chegar a até 5% do quadro laboral em corporações com mais de mil funcionários. A norma ficou conhecida como Lei de Cotas para PcD.
Até agora, as empresas participantes do 6º Balcão são dos segmentos de alimentação, saúde, comunicação, tecnologia, telefonia, energia solar, agrícola e terceirização de serviços. Até o dia da ação, pode haver novas adesões do setor privado. A equipe da Central de Interpretação de Libras (CIL) estará na ação, para auxiliar candidatos com deficiência auditiva.
O 6º Balcão da Empregabilidade faz parte do Programa Emprego Apoiado, mantido permanentemente pela Secretaria da Mulher, PcD e Igualdade Racial, que visa inserir ou reinserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
“Temos os técnicos para orientar e verificar a documentação dos candidatos a uma vaga de emprego, assim como o contato das organizações contratantes”, afirma Sueli. Além disso, o departamento promove trabalho de conscientização nas empresas que possuem deficientes em seus quadros laborais.
Desde o 5º Balcão, que aconteceu no início de novembro do ano passado e propiciou 570 entrevistas de emprego, até o dia 8 de fevereiro, 20 pessoas conseguiram emprego por meio da iniciativa, em um total de 149 direcionamentos para trabalho, a partir de 54 contatos/articulações com empresas do setor privado.
A Associação de Reintegração Assistencial (ARA) é parceria na ação. O IFSP Rio Preto fica na rua Dr. Eduardo Nielsen, 420, Jardim Congonhas.
6º Balcão da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência de Rio PretoData: 15/3/24 (sexta-feira)Horário: 8h às 12hLocal: IFSP Rio PretoEndereço: Rua Dr. Eduardo Nielsen, 420, Jardim CongonhasMais informações: (17) 3222-2041 (17) 99243-1596 /emprego.pcd@riopreto.sp.gov.br
Arte: Maria Augusta Di Muzio/Pref. Rio Preto
Mín. 15° Máx. 28°