Como parte das comemorações de seu centenário, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) está realizando uma ação especial em várias cidades paulistas, com a instalação de totens e painéis interativos em áreas verdes urbanas, incluindo São José do Rio Preto.
Os dispositivos têm como objetivo divulgar a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, utilizando uma linguagem didática e acessível para engajar a população na temática do desenvolvimento sustentável. Um dos painéis tem apelo “instagramável”, para incentivar o compartilhamento da ação nas redes sociais.
Em Rio Preto, as placas foram instaladas em um ponto próximo à passarela do Lago 2 da Represa Municipal, ao lado da pista de caminhada. Outros 20 municípios ganharam os totens, incluindo a capital São Paulo e as localidades onde há unidades regionais do TCESP. "Essa iniciativa reforça que os ODSs são parte da nossa realidade e que precisamos nos sensibilizar sobre o nosso papel no meio em que vivemos. O desenvolvimento sustentável é urgente e os objetivos mostram que eles são uma responsabilidade de todos nós”, afirma a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Kátia Regina Penteado Casemiro.
A ação está incluída no programa "Faça Parte – ODS", que envolve o Tribunal de Contas, o Governo do Estado de São Paulo, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade de São Paulo, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo e as prefeituras dos municípios participantes.
A parceria entre o TCESP e o PNUD teve início em 2017 e resultou na criação do Observatório do Futuro, que desenvolveu o conteúdo dos totens, considerando aspectos variados do desenvolvimento sustentável, como meio ambiente, instituições eficazes, educação, saúde e bem-estar. Além disso, um dos painéis inclui um código do tipo QR, que pode ser escaneado com a câmera do celular e leva à página do Observatório , onde é possível obter mais informações.
O Observatório do Futuro do TCESP foi criado para auxiliar o Estado e as Prefeituras na implementação da Agenda 2030 — plano global para construir um mundo mais sustentável e resiliente até 2030 — e para acompanhar a evolução desse processo. Os ODS, com 17 objetivos e 169 metas, são a base da Agenda 2030 e estão fundamentados nos pilares de crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.
Rio Preto foi a segunda cidade do estado de São Paulo e a primeira do interior a aderir aos ODS, no ano de 2017.
Mín. 16° Máx. 27°