Nesta quarta-feira, 28/2, os 180 alunos do Projeto Mundo Novo participaram de uma ação contra a dengue, realizada em conjunto pela Vigilância Ambiental e a unidade básica de saúde Nova Esperança, com apoio da equipe do Céu das Artes Aristides dos Santos, onde o projeto é realizado.
Na ação, os agentes de saúde e a equipe da UBS orientaram as crianças e os adolescentes quanto às formas de combate ao mosquitoAedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. "O objetivo é a conscientização. A criança aprende e leva o aprendizado para casa", afirmou a gerente da unidade, Alessandra Lima Vicentim.
Após orientação e tira-dúvidas, os alunos caminharam no entorno da unidade, com cartazes e sacos para retirada de lixo das ruas. Shayene Lima, de dez anos, participou com a fantasia do mosquito. "Hoje eu aprendi sobre o Aedes e a importância de juntar o lixo, reciclar e não deixar garrafa de água para o mosquito não colocar os ovinhos", disse.
O Projeto Mundo Novo atende estudantes no contraturno escolar. O coordenador, Rodinei Marcelino Rodrigues, disse que o tema da dengue é trabalhado durante todo o ano, mas neste mês as atividades foram ampliadas. "Com a grande quantidade de pessoas contaminadas, a gente intensificou para que as crianças levem isso para as famílias e consiga diminuir os casos aqui".
A adolescente Ana Carolina Cardoso dos Santos, de 13 anos, disse que ela e os pais sempre vistoriam a casa à procura de criadouro. "Não pode deixar água parada, porque qualquer água parada pode ser lugar de mosquito. Meus pais sempre estão vendo o quintal e se tiver qualquer recipiente com água, eles descartam".
O coordenador do Projeto destacou a importância do aprendizado para as crianças. "As famílias nos trazem os relatos de que as crianças falam para elas sobre os cuidados. Então, o objetivo do projeto é que elas consigam levar isso pra casa".
Nesta quinta-feira, 29/2, a ação de combate ao mosquitoAedes aegypticontinua no bairro Nova Esperança, com o Mutirão da Limpeza e da Saúde. Os moradores podem deixar os materiais inservíveis na calçada no início da manhã. O recolhimento será das 8h às 15h. O mutirão recolhe móveis velhos, pneus, garrafas, eletrodomésticos, colchões, entre outros materiais que possam acumular água. Não são recolhidos lixo comum e animais mortos.
Já na sexta-feira, 1º/3, Dia Municipal da Luta contra a Dengue, o combate ao mosquito continua com orientação casa a casa, nebulização, BRI em imóveis abandonados, bloqueio e controle de criadouros. Na Educação, será realizada uma ação de rede, que envolve todas as unidades escolares. São desenvolvimentos de competências, habilidades e aprendizagens que acontecem de forma contextualizada com temas que são de relevância social, importantes para a comunidade.
Mín. 15° Máx. 28°